quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fim de Ano: Tempo de Gratidão



Fim de Ano: Tempo de Gratidão


Por Pr. Sérgio Pereira

Disse como muita propriedade certo escritor que agradecer faz bem ao coração. É terapia funcional que alivia as tensões da alma e alegra o rosto. A gratidão faz parte da vida do servo de Deus. Gratidão é voltar os olhos ao passado e com esperança direcionar os olhos para o futuro. A gratidão enobrece o individuo engrandecendo-o.
Ações de graças são um aspecto do louvor a Deus, e representam uma oferta feita a ele. No Velho Testamento, ações de graças freqüentemente são citadas em relação à adoração musical (Ne 12.46; Sl 69.30; 100:4; etc.). Sob o Novo Testamento, louvamos a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão em nossos corações (Cl 3.16; Ef 5.19-20). Na antiga aliança, ações de graças são mencionadas várias vezes quando se fala das ofertas e dos sacrifícios feitos pelo povo judeu (II Cr 33.16; Sl 107.22; Jr 33.11). Na aliança de Cristo, mostramos a gratidão em nossos sacrifícios e ofertas (II Co 9.11-12). Pensando dessa forma ajudará o nosso louvor. Ao invés de oferecer adoração egoísta, do estilo e da maneira que nos agrada, louvaremos ao Senhor da maneira que ele pede. Bandas de rock ou hinos acompanhados por instrumentos musicais podem agradar ao homem, mas o Senhor, na Nova Aliança, pediu louvor que vem do coração, oferecido com a voz e os lábios do adorador que serve em espírito e em verdade (Jo 4.24; I Co 14.15; Ef 5.19; Cl 3.16; Hb 13.15). Quando louvamos a Deus para mostrar a nossa gratidão, vamos levantar as nossas vozes em adoração sincera. Vamos cantar louvores a Deus porque ele merece a honra. Pensemos no significado de cada palavra que cantamos, porque queremos adorar em espírito e em verdade.
A gratidão ou ações de graças trazem como resultado coisas maiores do que as recebidas até o momento, o senso de dependência de Deus e por fim, o senso de comunhão e união.
Assim quero ao final de mais um ano expressar minha gratidão a Deus.
Sou grato por minha família, que ao término de mais um ano está feliz, unida, entrelaçada com laços de fraternidade, cumplicidade e amizade.
Sou grato pelas provações, lutas e adversidades que enfrentei durante este ano. Elas me amadureceram, me aperfeiçoaram e me ensinaram a ser melhor do que eu era.
Sou grato pelas mudanças bruscas que enfrentei. Elas serviram para direcionar minha vida dentro do propósito e do plano já estabelecido por Deus e que era por mim desconhecido até então.
Sou grato pelos amigos que conquistei, por aqueles que mantive e por aqueles que se revelaram não serem meus amigos como eu pensava. Em tudo isso, aprendi que apesar das pedradas, devo continuar cultivando relacionamentos e apostando na amizade, pois esse é o desejo do Senhor.
Sou grato a Deus pela igreja que pastoreio. Junto a eles tenho aprendido a doar-me sem precedentes, a entregar-me sem qualquer resquícios de mesquinhez, a viver em comunidade, a partilhar o pão, a chorar com os que choram e a alegrar-se com quem se alegra.
Sou grato a Deus pelo ano que está chegando. Haverá conquistas, mas sei que antes delas, virão vales, adversidades,lágrimas que nos prepararão para recebermos o que Deus já tem preparado para nós.
Por tudo isso, obrigado Senhor!

Nenhum comentário: