sexta-feira, 13 de maio de 2011

Deus Sente Saudades do Seu Povo!



Deus Sente Saudades do Seu Povo!




Por Pr. Sérgio Pereira




Fico a imaginar Deus com sentimentos puramente amorosos, a dizer de maneira emocionada o quanto sente saudades de seu povo. Poderia até classificar essa saudade de Deus como nostalgia. Nostalgia descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal. nostalgia é um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida. O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e não diminui como o sentimento da saudade. Sob esse aspecto, diria que Deus ao olhar para determinados filhos, tem a nítida impresão de que jamais os terá de volta, ou nunca mais os terá em seus braços meigos e suaves.
Ao olhar para o texto de Jeremias 2.1-3, vejo claramente Deus expressando a dor de seu coração ao perceber o quanto o seu povo se tinha distanciado dele, provocando uma ruptura abrupta no relacionamento e quebrando a aliança. Deus enamorado pelo seu povo, põe-se a declarar que sente saudades. Observe que a iniciativa de reencontro não é do ser humano, mas de Deus. É Deus quem procura reatar, embora Ele não tenha culpa de nada, vai em busca do seu povo, procurando restaurar a aliança e alcançar o seu povo com amor.
Observemos do que Deus sente saudades no seu povo:

Deus sente saudade dos tempos em que o seu povo tinha afeição por Ele (Jr 2.2). O coração de Deus move-se de amor por seu povo, mas e nós, temos tamanha afeição a Deus? Afeição é sentimento que inspira confiança e intimidade. O afeto é um dos sentimentos que mais gera autoestima nas pessoas. Afeição é ter prazer com a presença do outro. Temos nós prazer na presença de Deus? Sentimo-nos realizados junto a Ele?

Deus sente saudade do tempo em que você tinha comunhão com Ele (Jr 2.2). Você tinha prazer em estar com Ele, gostava de ouvir sua voz. Investia seu tempo na oração, por você considerada a mola impulsionadora dessa comunhão. Estar com Ele era o seu maior prazer. A prática do jejum era prazerosa. Você deleitava-se no convívio do Senhor. Deliciava-se com as suas revelações. Perto Dele você perdia a noção de tempo, tamanho era o gozo que preenchia sua alma. Mas, e hoje? Quanto tempo você tem de oração? E o jejum? E a sensibilidade para ouvir a voz do Senhor?

Deus sente saudade do tempo em que você o seguia pelo deserto (Jr 2.2). Andar com Deus era uma aventura, seu coração confiava no Senhor sem duvidar. Sua confiança Nele independia das circunstâncias. Você sabia que o tempo passado no deserto era um tempo de esquadrinhação do coração. Você entendia que o deserto servia para lhe amadurecer na fé, para colocar-lhe mais perto Dele. Você ansiava pela experiência do deserto, não fugia dele, não reclamava, nem praguejava.

Deus sente saudade do tempo em que você era consagrado a Ele (Jr 2.3). Você era santidade ao Senhor. Você não compactuava com o pecado, não transigia com os absolutos de Deus. Você não fazia concessões, nem mesmo para se dar bem ou ser promovido. Sua palavra era sincera. Seu caráter intocável. Você não vendia sua consciência para obter favores. Para você, a fidelidade a Deus era mais importante que a preservação da própria vida. Você entendia que agradar a Deus através de uma vida consagrada era mais importante que qualquer outra coisa. Você não cedia a pressão da maioria, ainda que lhe custasse um alto preço. Hoje você diz que é crente, mas seu coração está longe distante de Deus, sua alma está amargurada e aflita, você não tem coragem para fazer a diferença.

Deus sente saudade do tempo em que Ele zelava por sua vida (Jr 2.3). Naquele tempo tocar em você era tocar na menina dos olhos de Deus, Ele ia a sua frente para lhe defender, desalojava os seus inimigos, guerreava as suas guerras. Você sempre estava escondido na Sombra do Onipotente (Sl 91.1). Deus era o seu refugio e fortaleza, o seu socorro bem presente na hora da tribulação (Sl 46.1). você confiava Nele a despeito das circunstâncias (Hc 3.16-18). Hoje quando os problemas surgem, você confia no seu intelecto, na sua capacidade de resolução de problemas, no saldo de sua conta bancária. Deus sente saudade da época em que você dependia unicamente Dele.

Deus nos convida a viver para Ele. A voltarmos no tempo, a voltarmos ao primeiro amor, ao inicio de tudo. Quem sabe retornarmos a ser criança, dependente do amor do Senhor, do cuidado paternal de Deus, termos a inocência de uma criança. Talvez a melhor expressão de nosso retorno é a canção transcrita abaixo:


QUERO SER COMO CRIANÇA
TE AMAR PELO QUE ÉS
VOLTAR A INOCÊNCIA
E ACREDITAR EM TI

MAS ÀS VEZES SOU LEVADO
PELA VONTADE DE CRESCER
TORNO-ME INDEPENDENTE
E DEIXO DE SIMPLISMENTE CRER

NÃO POSSO VIVER,
LONGE DO TEU AMOR, SENHOR
NÃO POSSO VIVER,
LONGE DO TEU AFAGO, SENHOR
NÃO POSSO VIVER,
LONGE DO TEU ABRAÇO, SENHOR

ABRAÇA-ME, ABRAÇA-ME, ABRAÇA-ME
COM TEUS BRAÇOS DE AMOR

Reflita nisso e volte imediatamente ao Senhor! Ele te espera de braços abertos!


Parte da mensagem ministrada por Pr. Sérgio Pereira no culto de edificação espiritual no Templo Central da Assembleia de Deus em Joinville (SC), no dia 10/05/2011.

Autor Pesquisado: Hernandes Dias Lopes. http://www.hernandesdiaslopes.com.br/