sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Ficar é Pecado?

A expressão “ficar” é muito comum no meio da juventude de hoje e tem o sinônimo de flertar.
Ficar segundo o Dicionário Howaiss é “manter com alguém convívio de algumas horas sem compromisso de estabilidade ou fidelidade amorosa”. Ficar é brincar de estar amando, é o cortejo irresponsável, momentâneo, sem futuro. É um tipo de brincadeira perigosa, como quem brinca com fogo. Ficar é uma maneira de manipular alguém mediante conversas e atitudes que podem seduzir física e emocionalmente, isto sem falar na defraudação moral e emocional para com esta. Ficar por ficar é algo que foge completamente aos princípios do namoro cristão. Além do mais é muito difícil “ficar” sem que não haja um envolvimento emocional, e isso acaba machucando.
Observe as conseqüências negativas do ficar:
(1) incentiva paixões e hábitos impuros levando o jovem cristão a ser controlado por emoções e não pela Palavra;
(2) incita à infidelidade e à mentira (Jo 8.44);
(3) ataca a moral cristã, ou seja, defrauda a imagem do jovem cristão perante a sociedade e a Igreja;
(4) incentiva as paixões da carne (II Tm 2.22).
No que tange a sua vida sentimental o jovem cristão deve procurar viver de acordo com a Palavra de Deus, ou seja, orar buscando a direção do Senhor para namorar e casar e não permanecer “ficando” e se depreciando por curtos momentos de euforia e prazer. A questão do ficar leva à intimidade em que moços e moças se permitem tocar ou acariciar as partes intimas do corpo, ou através da roupa ou em contato direto. Concluo afirmando que a prática do ficar é pecado e que o jovem leitor deverá mudar seu comportamento se quiser agradar a Cristo e subir no dia do arrebatamento da Igreja. Ou você prefere “ficar”?
Por Pastor Sérgio Pereira

6 comentários:

Brunno Nellos disse...

bom, li o texto, e tambem ja li varias coisas e discuti muito sobre o termo ´´ficar´´, mas ate hoje nunca ninguem me mostro na biblia que ficar é pecado!!!
quero que me mostrem, quero ser convensido que ficar é pecado, pois, se eu que sou cristão nao to convensido, como é que eu vo convense alguem do mundo disso se eu nao tiver base biblica do assunto pra pode provar????

Brunno Nellos disse...

por favor me responda!!!!
preciso muito saber sobre isso

Layanny disse...

Só respondendo o questionamento do Bruno. Você já leu na biblía que beber é pecado?? A palavra fala sobre ficar embriagado, então seu eu beber um copo não estaria pecando certo? Errado! Tudo o que façamos que vai contra os principios de Deus é errado, como paulo disse TUDO eu posso fazer mais nem tudo me convêm! Espere no senhor !

Passos Ungidos disse...

Bruno eu li um versículo e acho que vai te ajudar, mas ore para o Espírito Santo de Deus é que te convencerá.
Colossenses 3:5
" Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada (ficar), a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria";
afeição
1 Afeto.2 Sentimento de amor. desordenada
1 Pôr em desordem.2 Baralhar, confundir,3 Descomedir-se (nos prazeres, nos gastos).

Pr. Sérgio disse...

Prezado Bruno, graça e paz!
Perdoe-me pela demora em sua resposta, é que somente hoje, olhei com mais atenção para os comentários em minhas postagens antigas.
O texto que mais evidencia é o que já foi citado pelo leitor denominado "passos ungidos", ou seja, Colossenses 3.5, onde 'ficar' aparece como afeição desordenada. Eu diria que além das motivações carnais, das quais o jovem cristão deve fugir (II Tm 2.22), o 'ficar' denigre o propósito sadio do relacionamento que Deus quer que mantenhamos como matrimônio.
Um forte abraço!
Pr. Sérgio Pereira

chocolaterie amores pequenos disse...

a palavra de Deus em 2timóteo 2:22 diz:e vc , timóteo fuja das paixões da mocidade procure viver uma vida correta, com fé , amor e paz junto com os que com um coração puro pedem ajuda de Deus. (não deixamos qualquer um entrar na nossa casa )assim tb nosso corpo é templo (casa) do Espirito Santo.