quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Em Busca do Crescimento Espiritual

Por Pastor Sérgio Pereira

“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”. (Efésios 4.14-16)

Todo cristão verdadeiro precisa ter consciência de que é preciso crescer. Vida cristã é vida de constante progressão e crescimento. Crescimento é um dos principais assuntos das Sagradas Escrituras. Desde a primeira página da Bíblia encontramos este ensino. Deus criou árvores frutíferas que dão fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele; criou a relva e ervas que dão semente segundo a sua espécie. Deus criou animais e aves capazes de reprodução e multiplicação. O comentário após cada estágio da criação foi: “E viu Deus que isso era bom”. A lição é simples, todavia importante: Deus se agrada do crescimento.
O crescimento espiritual inicia-se a partir do momento da conversão o cristão coloca em desenvolvimento sua vida espiritual até que chegue a estatura de Cristo (Ef 4.13). Para tal, é necessário abandonar as coisas de menino (I Co 13.11; Ef 4.14) e perseguir o crescimento como um ideal cristão (Hb 5.14).
Observemos alguns pontos:

1- EVIDÊNCIAS QUE ENFATIZAM A NECESSIDADE DE CRESCIMENTO DEMONSTRANDO NOSSA INFANTILIDADE
Quando as orações são sempre as mesmas (Lc 11.1).
No texto de Lucas os discípulos pediram a Jesus para lhes ensinar a orar porque as orações dos judeus eram sempre as mesmas (Mt 6.7). Na narrativa da oração do fariseu e do publicano encontramos um perfeito exemplo de orações repetitórias e enfadonhas. (Lc 18.9-14). Quando consideramos o fariseu, vemos uma atitude orgulhosa quando ele se aproxima de Deus. Essa atitude era demonstrada de dois modos diferentes. O fariseu demonstrava sua atitude orgulhosa primeiro de tudo pela sua postura. Ele estava em pé. Sem dúvida, tinha olhado rapidamente ao redor de si para ter certeza de que alguém estava perto para ouvir como ele era maravilhoso. Não somente estava de pé, mas, como Jesus o descreve: "orava de si para si mesmo". Ele estava mais preocupado em lembrar-se de suas virtudes, e com aqueles que o ouviam, do que estava em falar com Deus. Esta atitude era também demonstrada pela própria oração. Não havia demonstração de reverência a Deus. Não havia manifestação de humildade. Não havia reconhecimento de sua posição em relação com aquele a quem estava se dirigindo. Não havia petição. A única coisa que vemos na oração do fariseu era uma apresentação convencida, orgulhosa, de suas virtudes em relação com outros. No fariseu vemos o sentimento de que Deus tinha que ouvi-lo e aceitá-lo pelo que ele era e pelo que tinha feito. Sua oração era uma medonha demonstração de hipocrisia.
Quando há divisões em nosso meio (I Co 1.10; 3.1-5). Crianças são propensas a grupinhos, facções. No tempo de escola era natural ter diversos grupos dentro da sala de aula.
Quando estamos mais interessados em receber do que a dar (At 20.35). Crianças adoram ganhar presentes, mas detestam ter de dar ou repartir alguma coisa.
Quando não levamos a sério os compromissos. Crianças não tem senso de responsabilidade (Mt 16.24). Peça a uma criança para lavar o seu carro e veja o que acontece. Temos visto um evangelho superficial vivido por pessoas sem compromisso algum com a verdade. Muitos ainda hoje, estão na igreja, mas não seguem a Jesus de verdade. Estão no meio da multidão, mas não conhecem a Jesus nem tem qualquer aliança com Ele, tampouco possuem compromisso com Ele. Há muitas pessoas hoje, que vivem uma vida rasa, descomprometida, superficial. Têm apenas um verniz, uma casca de piedade, mas nenhuma essência de santidade.
Quando há inversões de valores. Crianças adoram espetáculos, a ficção os fascina. Elas crêem em Papai Noel, coelhinhos da páscoa, historinha da cegonha, etc. Crianças não dão valor as coisas certas: trocam uma barra de ouro por uma de chocolate. A inversão de valores na Igreja atual é arrasadora. Os crentes preferem o que dá certo em lugar do que é certo. Sua ética era a ética do momento, da conveniência. Muitos ainda hoje agem desta mesma forma. Estão mais preocupados com resultados do que com a verdade; buscam mais a conveniência pessoal do que fazer o que é certo diante de Deus
2- CRESCENDO EM TRÊS DIREÇÕES
 Crescendo para baixo: raízes profundas (Jr 17.7,8; Jó 8.17; Sl 92.12; Cl 2.7; Ef 4.14).
 Crescendo para cima: comunhão (Sl 92.12; Ef 2.6; Hb 10.19,20).
 Crescendo para os lados: frutificação (Jo 15.8; Lc 13.6-9).
3- COMO É POSSÍVEL CRESCER ESPIRITUALMENTE?
Deus está sempre pronto a nos dar o crescimento. Nós cresceremos espiritualmente se fizermos assim:
É preciso desejar crescer (I Pe 2.2). A palavra “maduro” significa “cheio”, “completo”, “que atingiu o alvo”, “íntegro”. Assim entendemos que o cristão maduro é alguém que tem sido enriquecido pelas experiências com Deus, que está alcançando o alvo que Deus estabeleceu para tal pessoa. A verdade é que Deus tinha um propósito para as nossas vidas quando Cristo nos salvou. (Fp 3.12-18). É impossível alcançar o alvo divino se não apontarmos em direção a ele. Talvez a distância entre nós e o alvo estabelecido por Deus seja grande, mas a distância entre nós e o próximo passo não é tão grande. Nunca alcançaremos o alvo se não dermos o primeiro passo e depois o segundo e assim sucessivamente. Alcançaremos a maturidade cristã quando a estabelecermos como prioridade em nossas vidas.
Ingerindo alimento sólido e deixando o leite (I Co 3.2; Mt 4.4). A má alimentação atrapalha o crescimento. É preciso ter alimentação equilibrada para não ter crescimento anêmico ou retardado. O cristão que almeja o crescimento tem na Palavra de Deus a fonte de sua alimentação, pois dela emana boa doutrina que sustenta, dando força para as tempestades da vida. Estudarmos e meditarmos na Bíblia todos os dias (Js 1.8-9; Sl 1.1,2); aprendendo de Jesus (Mt 11.29); aplicando a palavra na vida e guardando-a no coração (Ap 1.3); são algumas formas de alimentar-se solidamente para crescer fortemente.
Mortificando as obras da carne (Gl 5.24). Não falar palavras torpes (Ef 4.29), não enganar ninguém (I Ts 4.6), não mentir (Cl 3.9), ser fiel na vida matrimonial (Ml 2.14-15), manter para com os vizinhos, seus familiares e em seu trabalho a mesma conduta que tem na igreja, buscar a libertação de todos os males (Jo 8.32,36), vestir-se de modo decente, honesto, com pudor e modéstia (I Tm. 2.9,10)
Mantendo com Cristo uma comunhão ininterrupta (Jo 15.4,5). É de Cristo que vem toda suficiência para o crescimento espiritual. É da videira que vem substância capaz de fortalecer os ramos, para que os mesmos sejam vistosos, fortes e frutíferos.
Esteja crucificado com Cristo (Gl 2.20)
4- FATOS QUE EVIDENCIAM QUE HOUVE CRESCIMENTO ESPIRITUAL
 Capacidade cada vez maior de evitar o pecado. A criança cai muito, o adulto não (Ef 4.17-21)
 Linguajar diferenciado: uma criança pensa, fala e sente como criança (I Co 13.11)
 Imunidade progressiva contra heresias e ventos de doutrinas (Ef 4.14)
 Superação da carnalidade pelo “despojamento do velho homem” (Ef 4.22-24)
 Vida prática pautada pela espiritualidade sob o controle do Espírito Santo (Ef 4.25-32)
 Desempenho de ministério na Igreja (Ef 4.11-13)
O crescimento espiritual é o processo de despertar interno, e de tornar-se consciente do nosso ser interno. Significa o aumento da consciência além da existência ordinária, e o despertar para algumas verdades universais. Significa ir além da mente e do ego e realizar quem você é realmente. O crescimento espiritual é o direito de sucessão de todos. É a chave a uma vida de felicidade e de paz de espírito, e a manifestação do poder enorme do espírito interno. Este espírito está ingualmente atual dentro da pessoa a mais materialista, e dentro da pessoa a mais espiritual. O nível da manifestação da espiritualidade é dependente de quanto o espírito interno é próximo à superfície, e de quanto é coberto e escondido, por pensamentos, por opinião e por hábitos negativos.
Mensagem ministrada Por Pr. Sérgio Pereira em culto de edificação cristã.

6 comentários:

Alberto Couto Filho disse...

Pr.Sérgio,
A paz
Mensagem linda. No entanto, truística, em se tratando deste blog - edificante por excelência.

O "menino" precisa, sim, buscar o crescimento espiritual, o que estará ocorrendo, seguramente, se ele tiver um treinador de desempenho – aquele pastor que atua como mentor, o “coaching” que Deus indicará para capacitá-lo como um escolhido, conforme em (Jr 3:15) “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração que vos apascentem com conhecimento e com inteligência”.

Temos visto, em muitas de nossas igrejas, “eternos meninos”, assim percebidos, em conseqüência de uma ineficiente gestão de desempenho dos ministérios, em que apenas, o “planejamento” e a “avaliação”, fundamentados em textos bíblicos atinentes, são contemplados numa carreira cristã – o treinamento do crente, no cotidiano de uma igreja, como se vê, está sendo substituído por extravagâncias que contrariam a sã doutrina.

No livro que o ilustre amigo, também, terá à sua cabeceira, eu escrevi que os "meninos" poderão crescer espiritualmente, desde que a sua cobertura espiritual esteja a cargo de líderes que, como o dileto Ministro, venham desempenhar, com a eficiência exigida como desígnio bíblico, os três papéis principais, determinantes de um fidedigno cumprimento da Missão no espinhoso ofício pastoral:
a) Agente de mudanças/transformação;
b) Desenvolvedor de pessoas /função instrutora;
c) Catalisador de Resultados/parceria
Prossiga mestre – quero aprender sempre para ter condições de ensinar.
O irmão-amigo, admirador
Seu conservo em Cristo
Alberto Couto Filho

Pastor Sérgio Pereira disse...

Caro Alberto, graça e paz!

Que o Eterno nos ajude a crescer Nele, que é a Videira Verdadeira, e nós, ramos enxertados, para produzir frutos dignos de arrependimento.

Aguardo ansioso o seu livro.

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira

Unknown disse...

A paz do Senhor pastor Sérgio.
A mensagem " Em busca do crescimento espiritual" é interessante do começo ao fim, e é muito importante ler a mensagem, pois tive a oportunidade de participar do culto em que a mesma foi ministrada.
A parte que ficou gravada na minha mente foi a necessidade de crescimento para cima, para o lado e para baixo, pois concordo que precisamos ter raízes e dar frutos.

Um abraço!

Alexandre Fernandes Alves

Pastor Sérgio Pereira disse...

Prezado Alexandre, graça e paz!

Que bom receber o comentário de um dos membros de minha igreja que ouviram a mensagem que ora aqui está postada. São pessoas como você que fazem com que eu me esmere ainda mais no ensino e na pregação da Palavra do Senhor que é viva e eficaz.

Um forte abraço!

magal53 disse...

Bom dia, li teu Blog e vi que ele tem conteúdo. Que tal então ganhar um bom dinheiro com ele?
Faça um teste e descubra como vc também pode ganhar dinheiro.

Boa sorte

Jorge Magalhães

Ganhe dinheiro com seu Blog ou Site
Use o link abaixo para acessar
https://publisher.smowtion.com/users/signup/magal

Pastor Sérgio Pereira disse...

Olá Jorge Magalhães

Agradeço sua calorosa visita e apreciação pelo trabalho que desenvolvemos nesse blog.
Ressalto porém, que esse blog não visa obter lucros, apenas tem por objetivo ser atalaia fiel combatendo as heresias, os modismos e expor de maneira sólida e eficiente a Palavra de Deus.

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira