terça-feira, 19 de março de 2013

A Tentação do Imediatismo


Somos uma geração ansiosa por resultados imediatos. Temos sido definidos como a geração “fast-food”. Ninguém quer perder tempo, afinal, tempo é dinheiro. Por isto temos dificuldade em esperar, queremos respostas rápidas e soluções ligeiras. Com facilidade, quando expostos a tentações encontramos enorme dificuldade para resistir, fomos ensinados a atender os desejos imediatamente. Vivemos uma espécie de tirania e absolutização dos desejos.

Até na nossa espiritualidade temos pressa. Queremos a benção sem pagar o preço. Somos atraídos a movimentos que prometem muito e exigem pouco, onde as coisas parecem acontecer de forma urgente. Vive-se uma atração irresistível em busca de gurus que possam “controlar o céu” e nos dar o que precisamos. Somos corroídos pela necessidade de satisfação imediata dos desejos.

Ninguém quer considerar o processo da espiritualidade. Jesus teve que passar pela cruz e pelas tentações insidiosas do maligno antes de ser glorificado. Considere as lutas de pessoas realmente santas: Horas de devoção, busca incessante, rendição, entrega, noites passadas em claro em busca de graça, verdadeiras batalhas na intercessão. Muitos hoje vivem em busca de lideres que prometem soluções imediatas com preço mínimo, e ao voltarem para casa descobrem que as lutas são vencidas diariamente e com perseverança, e não de forma mágica. Afinal, não existe almoço grátis!

Por causa de nosso imediatismo, sacrificamos consciência em resposta ao ganho fácil, aceitamos propinas em troca de conforto imediato, não queremos atrasar uma gratificação espiritual em troca de uma proposta que nos dê alivio no agora. Votos espirituais são sacrificados pelos simples desejo de satisfação imediata. Por causa desta atitude, e pela pressão do urgente, tomamos decisões sem avaliar as implicações. Fazemos pela urgência ou pela “opção mais fácil”, e em geral pagamos um preço muito caro. São pessoas que não conseguem resistir às compras, e entulham sua casa de sapatos desnecessários, roupas novas no guarda roupa já lotado, apesar do cartão de crédito estar estourado… Não conseguem resistir ao charme da mulher bonita, ainda que tenham que sacrificar sua fé, suas convicções morais e sua família. Gente que se entrega ao imediatismo sem avaliar as conseqüências que tais atitudes poderão trazer para sua vida familiar, moral e espiritual.

São pessoas que não conseguem esperar o tempo de Deus e assumem posições comprometedoras para sua vida, tornando-se espiritualmente desautorizadas. É o imediatismo destruidor que se esquece que a vida tem processos e é bom aguardar estes processos de Deus.

A Bíblia afirma peremptoriamente: "Peca quem é precipitado”, e ainda: “fazer sem refletir é loucura”.

3 comentários:

o menor de todos os menores. disse...

Caro pr. Sérgio Pereira,

A paz amado!

Grato sou a Deus por sua vida e por saber que existem corações envolvidos com Deus, como o seu, bem como, a responsabilidade em propagar as verdades diante deste mundo repleto de heresias.

O imediatismo tem proporcionado vantagens aparentes, e grandes desvantagens, na vida do crente que busca a um Deus fora do conceito da Sua Própria Palavra.

Vendem cursos e diplomas para quem deseja irresponsavelmente o título de pastor de uma maneira sutíl.

Negociam cargos por dízimos maiores.

Negociam posições por votos.

Negociam suas familias por qualquer benefício.

Deixam de preparar discípulos para prepararem gordas ovelhas.

Esta matéria é motivadora para se pensar com o coração nas mãos de Deus e não nos proveitos oferecidos pelos homens.

O Senhor seja contigo, nobre pastor,

O menor dos teus irmãos.

Pastor Sérgio Pereira disse...

Prezado amigo Pr. Newton Carpintero, graça e paz!

Seu comentário acrescenta e muito a essa simples postagem. Obrigado por seu carinho e incentivo.

Forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira

pedro disse...

Gostei muito! e nisso eu tenho pecado, sou muito imediatista, e isso abre acaba abrindo a brecha para outros pecados! desacelerar em uma vida e sociedade tão corrida é o grande desafio!