sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ano Novo: Tempo de Renovar a Esperança!


Por Pr. Sérgio Pereira


"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”. - Is 43.18,19


O fim de ano chegou e com ele a expectativa do novo ano que se avizinha. A expectativa do novo sempre é estressante, angustiante e até mesmo nostálgica. O incerto nos apavora, nos amedronta e nos faz receosos e tímidos diante dos desafios que supostamente estão a nos esperar no ano por vir. Os desafios do ontem foram superados e vencidos nos dando experiência e voracidade para enfrentarmos os desafios vindouros. Todavia, a incerteza do que pode ou não vir, traz consigo toda uma nuvem de preocupação e temor.
Vivenciamos uma crise de valores sem precedentes, a corrupção assola os mais altos postos do governo, a crise financeira ainda abala alguns setores da economia. Uma transição governamental na nação brasileira gera uma espécie de ansiedade na população pois afinal, o governo estará nas mãos de uma mulher que nunca fora eleita para nada em sua vida. A Igreja, esta que deveria ser a coluna e o baluarte da verdade, sofre uma crise de apostasia assustadora. O ano que termina traz em seu bojo escândalos e mais escândalos no meio evangélico. Vimos de tudo um pouco em 2010.
O texto do livro de Isaías, aqui mencionado, surge num contexto de desesperança, desconfiança e frustração, por causa do cativeiro babilônico, e nos traz algumas lições especiais:
- "Não vos lembreis das coisas passadas...". O passado não deve ser ignorado, mas deve ser visto na expectativa de mudança. O profeta valorizou sua história e compreendeu como um instrumento de capacitação para responder aos desafios de um presente desfavorável. Como o profeta, temos que infundir esperança e novas perspectivas, apesar do caos que vivemos.
- "Eis que faço coisa nova...". O Senhor é Deus de novidade de vida. Essa condição não se concretiza sem uma confiança inabalável na condução divina da história. Assim como o profeta pregou para o povo de Israel do cativeiro, precisamos ter os olhos da fé abertos para a grande oportunidade que o momento presente nos coloca, oferecer uma mensagem que desperte esperança, ainda que vivenciemos uma dura realidade.
- "... porei água no deserto...". A frase está no futuro. Isto nos proporciona a ver com esperança, e sonhar com dias melhores.
Neste período de ano novo, portanto, é necessário renovarmos as esperanças, reabastecer as nossas energias espirituais, nos voltarmos mais e mais para Deus, rogarmos ajuda do alto para contar os nossos dias com coração sábio (Sl 90.12), nos conscientizarmos do valor do nosso tempo e aproveitá-lo da melhor maneira possível. Para tanto, Deus não nos pede gestos de heroísmo, nos pede amor e justiça, atitudes fundamentais a uma autêntica vida cristã.
O ano novo é época de reavaliarmos nossa conduta no passado e traçarmos expectativas e projetos para o futuro que nos levem ao amadurecimento e aprendizado.
O próximo ano, com certeza, será um ano de dificuldades em vários aspectos, mas para nós será mais um ano de dedicação ao serviço e a missão. Quanto mais amadurecidos e motivados estivermos, mais fácil conseguiremos realizar mais uma etapa na caminhada evangelizadora da Igreja, como sinal de conversão e compromisso.
Nesse novo ano, lembre-se de que você precisara sempre Daquele que disse: “sem mim nada podeis fazer”! (Jo 15.5)
Feliz ano novo!

4 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro pastor Sérgio Pereira,'

A paz do Senhor!

Parabéns pelo texto edificante e elucidativo.

Feliz 2011, extensivo aos seus familiares!

Um grande abraço!

Seu conservo,

Pr. Carlos Roberto

Memórias das Assembleias de Deus disse...

Feliz 2011! Que Deus abençoe o senhor e sua família em todas as coisas. Abraços!

Pastor Sérgio Pereira disse...

Pr. Carlos Roberto, graça e paz!

Que em 2011 possamos continuar sonhando e desejando a Igreja pura e santa, combatendo os modismos e exortando os fiéis a permanecerem santos para a vinda do Senhor!

Feliz 2011 ao amado e sua família!

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira

Pastor Sérgio Pereira disse...

Irmão Mário Sérgio, graça e paz!

Ao amado irmão e família, que 2011 seja pleno de realizações e conquistas.

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira