sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ano Novo: Tempo de Renovar a Esperança!


Por Pr. Sérgio Pereira


"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo”. - Is 43.18,19


O fim de ano chegou e com ele a expectativa do novo ano que se avizinha. A expectativa do novo sempre é estressante, angustiante e até mesmo nostálgica. O incerto nos apavora, nos amedronta e nos faz receosos e tímidos diante dos desafios que supostamente estão a nos esperar no ano por vir. Os desafios do ontem foram superados e vencidos nos dando experiência e voracidade para enfrentarmos os desafios vindouros. Todavia, a incerteza do que pode ou não vir, traz consigo toda uma nuvem de preocupação e temor.
Vivenciamos uma crise de valores sem precedentes, a corrupção assola os mais altos postos do governo, a crise financeira ainda abala alguns setores da economia. Uma transição governamental na nação brasileira gera uma espécie de ansiedade na população pois afinal, o governo estará nas mãos de uma mulher que nunca fora eleita para nada em sua vida. A Igreja, esta que deveria ser a coluna e o baluarte da verdade, sofre uma crise de apostasia assustadora. O ano que termina traz em seu bojo escândalos e mais escândalos no meio evangélico. Vimos de tudo um pouco em 2010.
O texto do livro de Isaías, aqui mencionado, surge num contexto de desesperança, desconfiança e frustração, por causa do cativeiro babilônico, e nos traz algumas lições especiais:
- "Não vos lembreis das coisas passadas...". O passado não deve ser ignorado, mas deve ser visto na expectativa de mudança. O profeta valorizou sua história e compreendeu como um instrumento de capacitação para responder aos desafios de um presente desfavorável. Como o profeta, temos que infundir esperança e novas perspectivas, apesar do caos que vivemos.
- "Eis que faço coisa nova...". O Senhor é Deus de novidade de vida. Essa condição não se concretiza sem uma confiança inabalável na condução divina da história. Assim como o profeta pregou para o povo de Israel do cativeiro, precisamos ter os olhos da fé abertos para a grande oportunidade que o momento presente nos coloca, oferecer uma mensagem que desperte esperança, ainda que vivenciemos uma dura realidade.
- "... porei água no deserto...". A frase está no futuro. Isto nos proporciona a ver com esperança, e sonhar com dias melhores.
Neste período de ano novo, portanto, é necessário renovarmos as esperanças, reabastecer as nossas energias espirituais, nos voltarmos mais e mais para Deus, rogarmos ajuda do alto para contar os nossos dias com coração sábio (Sl 90.12), nos conscientizarmos do valor do nosso tempo e aproveitá-lo da melhor maneira possível. Para tanto, Deus não nos pede gestos de heroísmo, nos pede amor e justiça, atitudes fundamentais a uma autêntica vida cristã.
O ano novo é época de reavaliarmos nossa conduta no passado e traçarmos expectativas e projetos para o futuro que nos levem ao amadurecimento e aprendizado.
O próximo ano, com certeza, será um ano de dificuldades em vários aspectos, mas para nós será mais um ano de dedicação ao serviço e a missão. Quanto mais amadurecidos e motivados estivermos, mais fácil conseguiremos realizar mais uma etapa na caminhada evangelizadora da Igreja, como sinal de conversão e compromisso.
Nesse novo ano, lembre-se de que você precisara sempre Daquele que disse: “sem mim nada podeis fazer”! (Jo 15.5)
Feliz ano novo!

5 comentários:

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro pastor Sérgio Pereira,'

A paz do Senhor!

Parabéns pelo texto edificante e elucidativo.

Feliz 2011, extensivo aos seus familiares!

Um grande abraço!

Seu conservo,

Pr. Carlos Roberto

Mario Sérgio disse...

Feliz 2011! Que Deus abençoe o senhor e sua família em todas as coisas. Abraços!

Pr. Sérgio disse...

Pr. Carlos Roberto, graça e paz!

Que em 2011 possamos continuar sonhando e desejando a Igreja pura e santa, combatendo os modismos e exortando os fiéis a permanecerem santos para a vinda do Senhor!

Feliz 2011 ao amado e sua família!

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira

Pr. Sérgio disse...

Irmão Mário Sérgio, graça e paz!

Ao amado irmão e família, que 2011 seja pleno de realizações e conquistas.

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira

Sonhos De Deus disse...

BOM DIA,GOSTEI MUITO DO TEU BLOG,JA ESTOU TE SEGUINDO,TE ENCONTREI ATRAVÉS DE UMA AMIGA ,TENHO UM BLOG GOSTARIA DE TI CONVIDAR,ME SEGUIR O ENDEREÇO É:http://SNSDEUS.BLOGSPOT.COM/
POST TEU COMENTARIO,VAI SER UMA BENÇÃO PR MIM E SEGUIDORES,UM DOMINGO COM TODA SORTE DE BENÇÃO FICA COM DEUS!!!