domingo, 31 de outubro de 2010

Que Igreja Seremos? Separados Pelo Imediatismo!

Por falta de tempo, não tenho escrito artigos para postar aqui. Por isso minhas últimas postagens tem sido de outros escritores que aprecio e concordo com suas ponderações. Abaixo segue um artigo escrito pelo Pr. Aristarco Coelho. Bom leitura
Que Igreja Seremos? Separados Pelo Imediatismo!


Aristarco Coelho


Essa é outra poderosa muralha que nos separa uns dos outros e impede o amor de acontecer: Se no passado algumas sociedade adotaram o imediatismo como orientação de vida, nunca na história humana ele se tornou um padrão global como agora vemos e vivemos.
Há uma lenda judaica que fala sobre imediatismo.
Dois irmãos que haviam vivido sempre na cidade, resolveram fazer um passeio no campo.
Enquanto caminhavam, viram um homem que arava uma grande porção de terra e acharam muito estranho, não conseguindo entender porque ele destruía assim a campina.
Na seqüência, observaram que o homem colocava sementes nos sulcos que fizera. Um dos irmãos achou que o campo era um local de loucos, pois jogava fora trigo bom. Por isso, voltou à cidade.
O outro irmão, contudo, observou que poucas semanas depois, os pés de trigo começaram a brotar. O campo era um imenso tapete verde. Escreveu para o irmão da cidade a fim de que ele viesse verificar, com seus próprios olhos, a maravilha.
Ele veio e realmente se maravilhou. Mas, passados alguns dias, o verde dos brotos foi dando lugar ao dourado. Então ambos entenderam o trabalho do semeador.
Depressa o trigo amadureceu. O semeador trouxe a foice e começou a ceifar. O irmão que havia retornado à cidade não conseguia acreditar no que via:
O homem parece doido, dizia. Trabalhou o verão todo e agora destrói, com suas próprias mãos, a beleza do trigal maduro. E voltou para a cidade, fugindo do campo.
O outro tinha mais paciência. Ficou e seguiu o fazendeiro. Assistiu a colheita, viu-o levar o trigo para o celeiro. Observou como ele retirou o joio do trigo e o cuidado com o armazenamento.
Sua admiração foi ainda maior ao se dar conta de como um saco de trigo semeado se transformara na colheita de todo um trigal. Só então compreendeu a razão por detrás de cada ato do semeador.
Somos uma geração que se acostumou com coisas instantâneas. Estamos longe da árdua tarefa de cultivar a terra e por isso desconhecemos a lei do plantio e da colheita. Perdemos a habilidade de esperar o tempo necessário para que a vida aconteça de forma natural. Queremos tudo imediatamente.
• Um clique e temos luz;
• Giramos a torneira e temos água;
• Usamos o telefone e falamos com pessoas distantes;
• Vamos ao supermercado e temos todo o alimento que quisermos;
• As filas nos dão a sensação de prejuízo (perda de tempo);
• Computadores lentos são repudiados.
• A falta de objetividade das pessoas nos incomoda;
• Pessoas que não acendem com um clique são menosprezadas;
• Gente que toma o nosso tempo nos causa prejuízo;
• Pessoas confusas e lentas em aprender são repudiadas;
• Gente que não acerta de primeira, não é chamada de novo
Ninguém quer ou precisa abrir mão das facilidades que o progresso nos trouxe, mas precisamos compreender que rapidez e agilidade podem ser ótimas conquistas para o nosso conforto, mas não devem invadir nossos relacionamentos na forma de imediatismo, sob pena de coisificarmos as pessoas e de o amor ser impedido de acontecer.

Por que gostamos de coisas instantâneas?
Pode ser que alguns falem que gostamos de coisas instantâneas porque isso reduz o trabalho, mas eu creio que o imediatismo de nossos dias parece estar profundamente enraizado não no benefício da redução do trabalho, mas na maneira com que nos relacionamos com tempo.
Para a grande maioria da sociedade ocidental o tempo é um bem de consumo avaliado pelas leis econômicas. A máxima de que tempo é dinheiro dá a dimensão da importância desse “produto”.
Mas porque o tempo tem tanto valor se ele é um bem abundante e disponível para todos? A questão é que o tempo é volúvel (isto é, se dissipa rapidamente) e imprevisível (pode chegar ao fim sem nenhum aviso), por isso é tão precioso.
O que faz o tempo se volúvel e imprevisível? A morte. A expectação do fim da vida é que torna o tempo tão preciso. Quanto menor for o horizonte do tempo disponível, mas importante esse tempo se torna.
Muitas pessoas que recebem a notícia do fim provável de suas vidas, são capazes de repensar seus hábitos e refazer sua escala de valores; embora uma notícia como essas também seja capaz de até antecipar o fim de outras pessoas.
Alguns idosos são capazes de se desligar de coisas e situações da quais, em sua juventude, achavam impossível abrir mão, porque agora entendem melhor o valor do pouco tempo que lhes resta; embora outros idosos se tornem ainda mais exigentes, apegados a si mesmos e imediatistas.
A verdade é que quando não há tempo (ou temos a sensação de que o tempo é curto), nos sentimos pressionados, acuados e nos tornamos imediatistas. Então, nossa escala de valores se revela e priorizamos aquilo que realmente é mais importante para nós.
A questão é que se a morte for o ponto final do tempo, então estamos todos destinados ao imediatismo. Os seguidores de Jesus não pensam assim, por isso podem viver libertos do imediatismo.
Nesse mundo, há tempo para todas as coisas.
(1) HÁ UM TEMPO certo para cada coisa: (2) Tempo para nascer, tempo para mor¬rer; tempo para plantar, tempo para colher; (3) tempo para matar e tempo para curar; tempo para destruir, tempo para construir de novo; (4) tempo para chorar, tempo para rir; tempo para ficar triste, tempo para pular de alegria; (5) tempo para espalhar pedras, tempo para ajuntar pedras; tempo para abraçar, tempo para não abraçar; (6) tempo para procurar, tempo para perder; tempo para guardar, tempo para jogar fora; (7) tempo para rasgar, tempo para costurar; tempo para ficar quieto, tempo para falar; (8) tempo para amar, tempo para odiar; tempo para guerra, tempo para ficar em paz. (9) Que vantagem o homem tem com o trabalho pesado, que cansa tanto? (10) Vendo os vários tipos de trabalho que Deus deu aos homens, fiquei pensando nessa pergunta. (11) Todas as coisas têm seu valor quando são feitas na sua hora certa. Deus colocou a eternidade no coração do homem, mas assim mesmo ele não consegue entender completamente os planos e as obras de Deus. (Ecc 3:1-11)
Mas não há só esse mundo.
1Co 15:19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
Quando entendemos que o tempo foi criado por Deus como uma dimensão humana, mas que ele mesmo está fora do tempo, podemos que um dia estaremos libertos do tempo.
Quando nossos horizontes de tempo são alargados para a eternidade, o imediatismo não encontra lugar para prosperar.
Quando passamos a viver a vida na perspectiva da eternidade, a pressão pelo imediato se dissipa e ganhamos tempo para fazer o que há de mais importante: amar as pessoas de forma prática, dedicando nosso precioso tempo.
Quando nossos olhos estão postos na promessa feita por Cristo de que estaremos com ele, o tempo deixa de ser nosso inimigo e passa a ser nosso aliado.
Se queremos derrubar a muralha do imediatismo, precisamos da eternidade em nosso coração e a convicção de que o Senhor estará conosco aqui enquanto amamos os irmãos e esperamos a promessa.

8 comentários:

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

Olá pastor Sérgio!

Fico feliz em encontrar conterrâneos neste espaço virtual, principalmente tratando-se de uma liderança local.

No Shalon conheço o Ailton (Ceeduc) e bem pouco o pastor Marcos. Congrego no Porto Rico, juntamente com o Ev. Ronaldo.

Quem sabe conversaremos um dia pessoalmente. Por enquanto nosso relacionamento fraternal fica entre um computador e outro, entre um BLOG e outro.

Coloquei seu BLOG em minha lista também!

Um abraço!

Memórias das Assembleias de Deus disse...

Caro pastor Sérgio.

Agradeço sua atenção e suas observações sobre o blog me deixaram muito motivado. Sou amigo do pastor Marcos Tobler, o qual já foi meu líder espiritual na congregação do Costa e Silva. Espero em breve conhece-lo pessoalmente.

Um grande abraço!

Alberto Couto Filho disse...

Pr. Sérgio

Há tempo para reconhecermos a qualidade de uma postagem altamente reflexiva.
Gostei...à beça.
O amigo está recomendando a leitura daquele nosso livro?
E esta linda família como está?
Paz

Pastor Sérgio Pereira disse...

Caro Vitor Hugo, graça e paz!

Certametne que em breve nos conheceremos. Mas, como diz você, por enquanto nosso relacionamento fraternal fica entre um computador e outro, entre um blog e outro.

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira

Pastor Sérgio Pereira disse...

Caro Mário Sérgio, graça e paz!

A recíproca é verdadeira. Obrigado por sua visita e comentário.

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira

Pastor Sérgio Pereira disse...

Caro Alberto, graça e paz!

Certametne que seu livro está sendo muito bem recomendado por este singelo blogueiro. Alguns de meus amigos falaram de adquiri-lo para lê-lo, uma vez que tão bem fez a mim. Quanto a minha linda família, essa tem desfrutado da graça do Eterno diariamente.

Um forte abraço!


Pr. Sérgio Pereira

Unknown disse...

Me fez tão bem ler sobre o imediatismo, DEUS sempre coloca pessoas com palavras maravilhosas para me ajuda, assim louvo a TI ó PAI pela vida deste Amado Pastor Sérgio!!!

Pastor Sérgio Pereira disse...

Olá Grazy, graça e paz!

Que bom que Deus tenha falado ao seu coração através desta postagem.

Que o Eterno agracie seu coração com as conquistas almejadas.

Um forte abraço!

Pr. Sérgio Pereira