segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sola Fide

Conforme prometido na postagem anterior, estaremos neste mês de outubro postando artigos relacionados à Reforma Protestante. No artigo anterior falamos sobre "Sola Scriptura", nesse será sobre "Sola Fide", Somente pela fé! Vamos a leitura.






Sola Fide



Rev. Paul Settle

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei” (Romanos 3:28)
Os Reformadores descobriram, à partir das Escrituras, que os pecadores são justificados pela fé somente. Eles descobriram que a fé é mais do que simplesmente andar de cabeça erguida, esperando que as coisas melhorem (confiança desconectada de um objeto de confiança), e que ela é mais do que meramente crer no que uma igreja ou uma autoridade eclesiástica ensina (confiar numa igreja e aceitar seus dogmas sem confiar em Cristo como Salvador).
Na Bíblia, a fé verdadeira e viva é crer na Palavra de Deus e se entregar a Ele em segura confiança. A fé é a apreensão inteligente da alma da verdade revelada, a aceitação da verdade como se aplicando a si mesmo e a resposta para as suas próprias necessidades, a apropriação da verdade como uma palavra e um convite pessoal de Deus, e uma confiança ativa em Deus e no Seu Filho. Os Reformadores enfatizaram que a fé não é apenas a aceitação intelectual de fatos, mas, antes, é a segura confiança no Cristo vivo. “Confiar em Cristo”, diz Sinclair Ferguson, “...é o cerne da fé. Fé significa habitar em Cristo (João 15:1-11); ela significa receber a Cristo (João 1:12) e, portanto, abraçá-Lo em total confiança”. A fé gira em torno de Cristo e está fundamentada nEle. J. I. Packer recordar o acróstico da escola dominical que a expressa perfeitamente: F-A-I-T-H [Fé] — “Forsaking All, I Take Him” [Abandonando tudo, eu O seguro].
A confiança ou certeza da fé brota da consciência de descansar sobre a Palavra de Deus que “não pode mentir” (Tito 1:2). Deus é digno de confiança; Ele fala a verdade; nós cremos nEle e confiamos seguramente nEle. “Agora, pois, Senhor JEOVÁ, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem” (2 Samuel 7:28). A fé começa com as Sagradas Escrituras que foram escritas por homens inspirados pelo Espírito Santo e cujas palavras, portanto, constituem a própria Palavra de Deus. “Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes” (1 Tessalonicenses 2:13).
Nossa experiência de fé começa com as Escrituras; mas, qual é a origem da fé, de onde ela vem? Fé é uma graça, um dom de Deus (Efésios 2:8; Filipenses 1:29). Ela começa (e continua!) como uma obra do Espírito de Deus. Homens caídos não podem ler e entender a Bíblia sem a Sua assistência miraculosa. Eles não podem apreender nem confiar na verdade, nem podem aceitá-la e aplicá-la a si mesmos, ou recebê-la no coração como um convite pessoal de Deus. Pecadores não podem se voltar para Cristo sem o auxílio soberano e poderoso de Deus. Somente quando, e não até que, o Espírito ilumina o coração, um incrédulo pode agarrar as realidades do evangelho, renunciar seus pecados e sua pecaminosidade e vir a Cristo. Em outras palavras, uma pessoa deve “nascer de novo” antes que ela possa crer. A fé, portanto, vem após a regeneração (João 3:3; 1 Coríntios 2:14; João 6:44, 65; 2 Coríntios 4:4-6; João 3:3-8). Nós estamos mortos; o Espírito imparte o sopro de vida; esta primeira respiração é a fé.
Os pecadores estão ligados ou unidos a Cristo pela fé somente. A fé, unindo-nos a Cristo, faz com que todas as bênçãos espirituais sejam nossas (Efésios 1:3). Assim, a fé é suficiente — nada mais é necessário ou requerido. A fé é perfeitamente adequada para salvar, pois ela liga pecadores com um Salvador perfeitamente adequado. Nós desfrutamos uma salvação perfeita porque, à vista de Deus, estamos unidos com um Salvador perfeito. Quando o carcereiro filipense perguntou, “O que devo fazer para ser salvo?”, a resposta de Paulo disse tudo, “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”.
Sola Fide!

(Rev. Paul Settle, um dos fundadores originais da Presbyterian Church in America (PCA), serve como pastor assistente na Park Cities Presbyterian Church (PCA) em Dallas, Texas).



4 comentários:

o menor de todos os menores. disse...

Prezamigo pr. Sérgio Pereira,

A paz de Cristo, o nosso Senhor!

Pela fé, decidiste iniciar esta série de matérias.

Pela fé o impossível do homem que crer, se torna possível em Cristo pela fé.

Pela fé insistimos em denunciar os erros que se infiltraram na igreja.

Pela fé veremos a Glória de Deus.

Pela fé sem limite, descobriremos o que está além do nosso limite.

Pela fé conseguimos dizer não ao pecado para desagradarmos a nós mesmos e agradar somente a Deus.

Pela fé podemos dizer: Estou caminhado dia após dia, de fé em fé.

Pela fé cremos que a Palavra de Deus é o suficiente para atendermos a sua vontade.

Pela fé seguimos como Abraão em direção ao lugar preparado por Deus.

Pela fé poderíamos escrever muito mais sobre os sentimentos que nos alegram em Jesus Cristo e serão totalmente agressivos para os do mundo.

Pela fé vivemos no mundo como se não vivessemos, somente para agradar ao Senhor, nosso Deus.

Pela fé, desejo sabedoria, conhecimento, discernimento e muita saúde espiritual para seguir em frente de cabeça sempre erguida como um valoroso atalaia de Cisto ao nobre pastor,

O menor de todos os menores, com temor e tremor pela fé no Cristo e querido Senhor Jesus.

Alan Fraga disse...

Que Deus o abençõe cada vez mais Pastor Sérgio com seus comentários e também na sua vida ministerial. Que possamos ter fé o suficiente e graça de Deus para chegarmos até o fim. E que a Paz de Cristo esteja sempre em seu coração. Um forte abraço, Alan e Viviane Fraga. Estamos com saudades...

Pastor Sérgio Pereira disse...

Prezado Pr. Newton Carpintero

Na blogosfera mestre e professor. É assim que com carinho o considero.
Reverencio sua postura e firmeza. Deus o ilumine mais e mais.

Abraço fraterno

Pr. Sérgio Pereira

Pastor Sérgio Pereira disse...

Queridos Alan e Viviane,

Como vocês, assim também nós estamos com imensas saudades.
Certamente que logo teremos oportunidade de estarmos juntos.

Obrigado pela participação por aqui.

Abraço forte

Pr. Sérgio Pereira